1911 Colt IMBEL | Extrator e Percurssor

Compartilhe em suas redes sociais!

Aprenda nesse vídeo como desmontar o Extrator e Percussor da sua Pistola 1911, seja ela uma Pistola Imbel, Colt, Taurus, ou qualquer outra clone do projeto 1911.

Em continuação ao vídeo onde ensinamos a desmontagem em primeiro escalão da Pistola Imbel MD1 GC, no Calibre 9mm, ficamos com 3 grandes conjuntos (cano/armação/ferrolho). Em seguida, o ferrolho foi desmembrado em:

-Manga-guia do cano;

-Dedal-guia da mola recuperadora;

-Mola recuperadora;

-Tubo-guia da mola recuperadora; e

-Chaveta de fixação do cano.

A desmontagem em primeiro escalão também é conhecida como desmontagem de campo (Field Strip), para fins de manutenção preventiva, sendo realizada sem o auxílio de qualquer tipo de ferramenta.

Se você quiser assistir ao vídeo da Desmontagem em primeiro escalão da Pst 9 GC-IMBEL MD1 clique aqui.

Lembrando que a minha pistola 1911 Imbel MD1 GC 9mm não possui o Sistema Armador e Desarmador do Cão (Sistema ADC) nem a trava de percussor, pois foi customizada para Competição, mas mesmo assim vou fazer o roteiro descritivo de como desmontar caso a sua tenha trava de percussor.

1911 | Quando desmontar o extrator e percussor

A desmontagem do extrator e percussor é indicada em casos de extremo uso, onde a arma entrou em contato com bastante sujeira, lama, terra, etc, pois fatalmente esses detritos vão penetrar pelo ferrolho e podem chegar aos canais do extrator e do percussor, o que pode vir a causar um mal funcionamento desses componentes.

Fora isso, recomenda-se a desmontagem do extrator e percussor da pistola em casos de investigação de panes recorrentes.

No meu caso, tive sucessivas panes de dupla alimentação durante uma competição de tiro, e inclusive já tem vídeo aqui no canal sobre isso.

Na verdade, a pane de dupla alimentação em pistolas é em primeiro lugar uma pane de extração, por esse motivo eu tive que investigar o funcionamento do extrator da pistola, que pode estar com muita ou pouca pressão.

Caso isso ocorra, após o carregador ao apresentar uma nova munição, esta pode ficar “frouxa” quando for presa pela garra do extrator.

Pode até ocorrer a inserção da munição na câmara, mas após a munição ser deflagrada, a sua extração da câmara pode não ocorrer. Ao recuar e avançar, o ferrolho vai trazer uma nova munição, mas que ficará impedida de entrar na câmara, causando assim o que se conhece como “dupla alimentação”.

Na verdade esse termo seria mais correto para quando ocorrer em fuzis, onde de fato duas munições disputam a entrada na câmara. No caso da pistola isso não ocorre, pois uma já está na câmara.

Desmontagem do Extrator e Percussor

Placa-retém e percussor com mola:
Com a parte superior do ferrolho voltada para baixo, comprima a trava do percussor (se a sua tiver), em seguida, com o toca-pino, pressione o percussor até o fundo de seu alojamento. Retire a pressão suavemente sobre a trava até sentir que ela está prendendo o percussor na posição avançada.

A placa-retém, agora liberada, pode ser deslizada para fora de seu alojamento no ferrolho. Retirar a placa-retém. Obstruindo a entrada do alojamento do percussor, caso tenha, pressione a trava do percussor para liberá-lo.

Mantendo a trava pressionada, retirar o percussor e sua mola, separando-os em seguida, observando que a espira mais fechada faz contato com o percussor.

Extrator, trava do percussor e mola da trava do percussor:
Empurrar o extrator para trás até liberar a trava do percussor. Retirar a trava do percussor e sua mola. Com o toca-pino, através da janela de ejeção, empurrar a garra do extrator para dentro de seu alojamento no ferrolho o máximo possível. Com o toca-pino, puxar o extrator por sua cauda para fora do seu alojamento no ferrolho (Foto 22).

Montagem do Extrator e Percussor

Extrator, trava do percussor e mola da trava do percussor:
Colocar parcialmente o extrator em seu alojamento, introduzindo-o até o seu entalhe circular coincidir com o furo para a trava do percussor. Montar o conjunto da trava com a sua mola. Com a parte inferior do ferrolho voltada para cima, introduzir o conjunto em seu alojamento no corpo do ferrolho.

Com a chave de fenda comprimir a trava do percussor e, ao mesmo tempo, empurrar o extrator para frente até que este impeça a trava do percussor sair, por ação da mola.

Percussor, mola do percussor e placa-retém:
Montar o conjunto do percussor e sua mola, observando que a extremidade com a espira menor deve entrar primeiro no percussor. Mantendo a parte inferior do ferrolho voltada para cima, comprimir com a chave de fenda a trava do percussor enquanto introduz, com o toca-pino, o conjunto do percussor e sua mola totalmente em seu alojamento no ferrolho.

Soltar cuidadosamente a trava do percussor, observando que o percussor deve permanecer preso à frente. Colocar a placa-retém em suas corrediças no ferrolho e deslizá-la até ocupar seu alojamento.

Pressionar a trava do percussor. Haverá a liberação do percussor, cujo movimento para trás é limitado pela placa-retém. A introdução da cauda do percussor no furo da placa-retém a fixa em seu alojamento.

Espero que esse vídeo tenha te ajudado. Deixe aí seu comentário se você já teve algum problema com extrator e/ou percussor da sua pistola 1911.

Se inscreva no canal e nos siga em nossas redes sociais pois temos muito mais a caminho!

Valeu! Um abraço,

Antonio Roseira

PATROCINADORA OFICIAL: INVICTUS TACTICAL & OUTDOOR

POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *