Homem Cinza | Tudo que você precisa saber

Compartilhe em suas redes sociais!

Existem muitas definições para o que podemos chamar de Homem Cinza ou Homem Cinzento, mas certamente todas elas vão te levar à mesma conclusão: é um indivíduo que possui um conjunto de habilidades e conhecimento necessários para saber se misturar em qualquer situação ou ambiente sem se destacar, escondendo os seus verdadeiros propósitos e intenções.

Muitas pessoas dizem que a Diretiva do Homem Cinza ou Gray Man Directive não pode ser aprendida. Seria isso uma forma de conter essas valiosas informações? Eu vou deixar pra você responder no final desse vídeo, porque a partir de agora eu vou te levar para dentro da mente de um homem cinza, um homem que entende a importância de se misturar, de se mesclar, de não deixar nenhum rastro por onde passa: enfim DE NÃO SER LEMBRADO.

Você não vai encontrar um manual completo sobre como se tornar um homem cinza e nenhum curso para isso. Muita coisa é bastante instintiva, com base no bom senso, na inteligência e depende do ambiente e da situação. 

Homem Cinza | Charles Darwin

Eu posso afirmar que a Diretiva do Homem Cinza se assemelha muito à teoria da evolução criada por Charles Darwin: em ambos casos, quem melhor se adapta, sobrevive. Digo isso tanto no contexto dos agentes e operadores de forças especiais, que na maioria das vezes são obrigados a operar dentro das linhas inimigas, em missões de coleta de inteligência, de sabotagem, de eliminação de alvos, etc, até você aí, que amanhã pode estar numa situação de sobrevivência urbana, em meio a um caos social, onde a melhor opção vai ser sempre não chamar atenção, nem dos agressores e nem do Estado.

Dentre esse conjunto de habilidades e conhecimentos, eu posso destacar 2 aspectos que são de suma importância para que você comece a entender e praticar o que é se tornar uma homem cinza. Comportamento e Aparência.

Se um dia você tiver a chance de conhecer e conversar com um operador de Forças Especiais ou agente de inteligência, você vai notar esses dois aspecto neles. Eles vão sempre optar pelo simples, pelo comum, pelo discreto. A parte comportamental por si só daria uma série de vídeos… Então vamos abordar hoje a parte da aparência, que é fortemente dependente do que você usa e veste, já que eu não vou interferir aqui no seu gosto por cabelo, barba, tatuagens e etc.

Lembra que eu falei no início que tudo depende da situação, do ambiente? Então…isso significa que não adianta você colocar uma camisa cinza que você vai sumir como um fantasma.

Homem Cinza | Vestimenta

O cinza costuma remeter ao que é frio, parado e sem vida, dentre outras impressões. É resultado da união entre branco e preto, sendo assim considerado neutro. Por isso costuma não chamar atenção.

Além do cinza, outras cores neutras são capazes de causar uma confusão numa situação de alguém ter que se lembrar de você ou descrever o que você estaria usando… Ela pode ser confundida com verde, com marrom, cores que geram incerteza e assim são excelentes opções para quem não quer ser lembrado.

Na maioria dos casos você deverá se vestir como a maioria das outras pessoas. Ficar na média. Por exemplo… Se todos estão vestidos de camisa e bermuda, uma camisa de manga comprida e calça já vão chamar atenção. Da mesma forma, essa mesma roupa vai destoar num ambiente onde todos estão de terno e gravata.

O que você DEVERIA usar, se a situação permitir, são as roupas certas para te deixar mais desinteressante. Na maioria das vezes, algo como um casaco ou jaqueta cinza funciona muito bem e pode ser usado por cima de outras roupas que possam parecer mais óbvias. Sendo assim, dê preferência a um bom casaco sem estampas ou logos que possam chamar atenção.

E o que poderia ser mais comum do que uma t-shirt ou uma camisa polo básicas sem logos, desenhos e detalhes? Nada que chame atenção ou destoe. É muito mais fácil de lembrar de um camisa com desenho de caveira ou com padrões de camuflado, não é?

Homem Cinza | Invictus

Pensando assim, a Invictus lançou as novas Polos Hero, diferentes da linha anterior, Control, onde havia espaço para patch na manga direita, e para canetas ou pequenas lanternas na manga esquerda.

A Hero tem um desenho mais básico, com material mais flexível, já pensando numa situação de ocultação de uma arma de fogo ou lâmina por exemplo, te deixando confortável acima de tudo.

Da mesma forma a calça. É claro que você vai chamar muito mais atenção usando uma calça tática, com vários bolsos, zíperes, divisões, joelheiras embutidas. Por si só ela passa a mensagem de que você pode estar preparado, carregando muitos itens de EDC que te tornariam uma ameaça.

E o que falar de uma calça jeans básica? Nada de joelheiras, de costuras reforçadas à mostra…Tudo é interno e discreto. Ela vai te permitir continuar carregando seus itens importantes de EDC mas sem chamar qualquer atenção. Aos olhos de qualquer um, é simplesmente uma calça jeans.

Essa aqui é a Legion, vem em duas cores, a azul índigo tradicional e a preta. Feita com tecido tecnológico, que mistura algodão e lycra. Isso deixa o tecido macio no toque e flexível nos movimentos de uso. Você consegue se abaixar, levantar e até mesmo chutar sem nenhuma dificuldade.  Te oferecendo muita mobilidade.

Bolsos discretos e com reforço em cor dura

Ela possui 7 bolsos. Como é de praxe a utilização do canto do bolso para fixação de clipes de canivetes, lanternas e canetas, a Invictus deu uma reforçada nessa área com cordura. Eu mesmo costumo utilizar meu canivete ali dependendo da situação. Mas em função de onde eu vá eu opto também por deixá-lo dentro do bolso, pois aos olhos de alguém treinado, um simples clip no bolso já vai te tirar da média, te destacando.

Uma boa calça pede um bom cinto, e por isso os passadores foram também reforçados, pois caso você use um coldre velado, o cinto rígido vai ser seu grande aliado. Eu gosto de usar o cinto BDU, que é rígido e ainda vem com fivela de polímero, que não faz barulho, não brilha e nem ativa o detector de metais.

Falando nisso, muita gente opta pelo porta carregador de kydex separado do coldre, o que às vezes é mais um item de preocupação para ser velado na cintura… A Legion resolveu isso colocando 2 bolsos intermediários, logo atrás da linha lateral do corpo… ou seja, fugindo da marcação da silhueta. E ainda vem com elásticos para garantir que eles não vão pular de lá ou sumirem dentro do bolso.

Existem muitos outros itens que podem ajudar a você sumir na multidão, como os bonés, que facilmente vão esconder seu rosto das câmeras de segurança, normalmente mais elevadas para ter uma visão de cima, e ainda os óculos, ocultando a direção dos seus olhos e escondendo um pouco da sua expressão e identidade.

Mas eu espero que você tenha pelo menos compreendido um pouco da mentalidade que há por trás de um Homem Cinza. O raciocínio. A análise. A observação. Afinal, a maior arma de um homem é a mente.

Se inscreva no canal e nos siga em nossas redes sociais pois temos muito mais a caminho!

Valeu! Um abraço,

Antonio Roseira

PATROCINADORA OFICIAL: INVICTUS TACTICAL & OUTDOOR

POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *