Olho Diretor ou Dominante | Como saber

Compartilhe em suas redes sociais!

Você sabe o que é olho diretor ou dominante? Hoje você vai saber o que é e ainda descobrir o seu. Vou te ensinar a fazer dois testes para que você descubra qual é o seu olho diretor ou olho dominante.

Como teve muita gente pedindo pra eu fazer esse vídeo quando a gente falou da técnica CAR System (Center Axis Relock), aqui vai.

O olho diretor ou dominante aquele que “governa” sua visão. O olho que tem maior participação nas imagens que são formadas no seu cérebro.
A maioria de nós possui diferença na capacidade visual dos dois olhos, ou seja, um enxerga melhor e participa mais da visão do que o outro. Ele é responsável pelo foco direto da nossa visão.
O outro olho auxilia na composição da visão periférica e também dá a noção de profundidade quando visualizamos algum objeto.

Lembrando que é o nosso cérebro que enxerga. Os olhos mandam informação para o cérebro e ele é que forma a imagem.

Isso é absolutamente normal, pois cada organismo tem um lado dominante: um olho que enxerga melhor, um ouvido que escuta com mais clareza, uma perna ou mão com mais habilidade e força. Essas diferenças funcionam como um ponto de referência e são definidas por volta dos 6 ou 7 anos de idade.
Quando essas diferenças estão todas do mesmo lado, constituem o que chamamos de lateralidade homogênea. Mas nem sempre o corpo se organiza dessa maneira. Uma pessoa destra pode ter o ouvido esquerdo dominante, entre outras combinações possíveis. Nesse caso, ocorre a lateralidade cruzada, que, dependendo da combinação de fatores, implica em alguns desafios.

Tem gente que associa o olho dominante ao fato de ser destro ou canhoto. Se for destro, o olho dominante seria o direito e para os canhotos, seria o esquerdo. Isso não é verdade, a pessoa pode ser destra e ter o olho dominante esquerdo e vice-versa. Essa situação onde o olho dominante é inverso cria uma situação ruim para quem pratica o tiro, visto que a posição para segurar a arma e mirar será bastante desfavorável.
Enfim, saber qual o olho dominante é importante para quem precisa saber o olho mais preciso para a prática de algum esporte ou atividade onde seja necessário mirar em algo, além de ser importante para o oftalmologista acertar as lentes de contato, escolhendo um olho para visão mais perto e outro para a mais distante.

A lateralidade cruzada em armas curtas não chega a ser um problema para o atirador, pois basta ajustar a posição da cabeça em relação à linha de visada para se alternar os olhos. Agora na arma longa a coisa é mais complicada.

Fazendo a empunhadura, por exemplo, ao deitar o rosto na coronha, naturalmente é o meu olho direito que cai alinhado com o aparelho de pontaria ou a minha luneta.
Se eu tentar alternar a visada agora com o meu olho esquerdo eu vou ter uma grande dificuldade de fazer esse enquadramento corretamente, sem contar que em pouco tempo eu vou entrar em fadiga muscular. Imagina por exemplo no caso de um operador de tiro de precisão, um sniper, em que ele deve aguardar por até horas numa determinada posição.

Assim, o correto é trocar a arma de lado mesmo. Ou seja, o acionamento do gatilho é que vai passar a ser com a mão esquerda para que o olho esquerdo possa estar em harmonia com a visada.

Confere lá e faça os testes para descobrir o seu olho diretor ou olho dominante.

Se inscreva no canal e nos siga em nossas redes sociais pois temos muito mais a caminho!

Valeu! Um abraço,

Antonio Roseira e Liz Tristão

PATROCINADORA OFICIAL: INVICTUS TACTICAL & OUTDOOR

POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *